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1. Identity statement
Reference TypeReport
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP3W34T/47N7SA2
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21d/2022/09.30.19.21
Last Update2022:09.30.19.21.11 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m21d/2022/09.30.19.21.11
Metadata Last Update2023:01.03.16.46.18 (UTC) administrator
Citation KeyPintoMontAnaz:2022:NoÍnAc
TitleMobilidade e acessos na metrópole: um novo índice de acessibilidade rural para a região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN)
ProjectMobilidade e acessos na metrópole: um novo índice de acessibilidade rural para a região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN)
Year2022
Access Date2024, May 16
TypeRPQ
Number of Pages42
Number of Files1
Size3226 KiB
2. Context
Author1 Pinto, João Pedro da Cunha
2 Monteiro, Antônio Miguel Vieira
3 Anazawa, Tathiane Mayumi
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JGJN
Group1
2 DIOTG-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
3 YYY-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Affiliation1 Universidade Estadual Paulista (UNESP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Author e-Mail Address1 joper.pedro@gmail.com
2 miguel.monteiro@inpe.br
3 tathiane.anazawa@inpe.br
e-Mail Addressjoper.pedro@gmail.com
InstitutionInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CitySão José dos Campos
History (UTC)2022-09-30 19:21:43 :: simone :: -> 2022
2022-09-30 19:23:42 :: simone -> administrator :: 2022
2022-10-03 04:02:19 :: administrator -> simone :: 2022
2022-12-20 13:57:19 :: simone -> administrator :: 2022
2023-01-03 16:46:18 :: administrator -> simone :: 2022
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Keywordsacessibilidade rural
tipologias de mobilidade
grades populacionais
AbstractA Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) pode ser entendida enquanto um espaço de circulação e fluxos, sendo constituída, historicamente, por movimentos de pessoas e mercadorias, como os tropeiros, ciclo do ouro, do café e pelo processo de industrialização. Tais movimentos estão diretamente relacionados com a questão da acessibilidade aos elementos estruturantes dos movimentos. Tendo em vista que a conectividade dos transportes é parte essencial no território para o desenvolvimento local, o Banco Mundial criou uma medida denominada Índice de Acessibilidade Rural (RAI), de forma a mensurar a população rural com acesso à rede de vias estruturais que permitem a circulação de pessoas, de serviços e mercadorias. De ampla, a metodologia tem sido utilizada para apoiar o desenvolvimento econômico e bem-estar humano, com acessibilidade rural efetiva. No entanto, considerando as especificidades territoriais da RMVPLN, foi necessária uma revisão crítica do RAI e sua construção. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia adaptada para a construção e cálculo do RAI para a RMVPLN, em busca da análise da acessibilidade rural aos elementos estruturantes da mobilidade em diferentes territórios da RMVPLN. A metodologia do RAI mede a proporção de pessoas que têm acesso a uma via com uma distância de aproximadamente de 2 km. A partir de geotecnologias aplicadas, uso de técnicas de análise espacial, esta metodologia permitiu verificar a potencialidade de acesso rural. Foram utilizadas as informações sobre população a partir da utilização de grades populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 e do Worldpop, em 2020. Além disso, foi realizado um levantamento dos elementos estruturantes a partir de dados do OpenStreetMap (OSM) e posterior construção das Tipologias de Mobilidade da RMVPLN, nas seguintes categorias: mobilidade por vias rápidas entre cidades; por vias coletoras na cidade; por vias locais; por vias residenciais; por vias de acesso; e ativa. Com o auxílio de softwares de Sistema de Informações Geográficas, foi possível obter um valor de RAI para cada uma das tipologias utilizadas em cada um dos 39 municípios da região, considerando dois conjuntos de dados populacionais. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que, das 7 tipologias utilizadas para o cálculo do RAI, foi a mobilidade por vias locais que apresentou um maior valor médio, para ambas as grades utilizadas. Tal resultado se deve ao fato de haver uma grande quantidade de elementos estruturantes dessa tipologia nas regiões rurais, o que evidencia caminhos potenciais, considerados invisibilizados.
AreaSRE
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Arrangement 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > COEPE > PIBIC/PIBITI 2022 > Mobilidade e acessos...
Arrangement 3urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2022 > Mobilidade e acessos...
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 30/09/2022 16:21 1.7 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/47N7SA2
zipped data URLhttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/47N7SA2
Languagept
Target FileRelatorio_Final_PIBIC_2021_2022_Joao_Pedro_da_Cunha_Pinto.pdf
User Groupsimone
Visibilityshown
Rightsholderoriginalauthor yes
Read Permissionallow from all
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/46KUATE
8JMKD3MGPDW34P/47KJQBP
Citing Item Listsid.inpe.br/mtc-m16c/2022/09.14.20.14 5
sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.40.32 1
Host Collectionurlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notes
NotesBolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.
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7. Description control
e-Mail (login)simone
update 


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